O HOMEM QUE DEUS USA

O homem que Deus usa com Graça e Poder na liderança de seu povo é, naverdade, apenas um instrumento nas mãos do Senhor. Ele, o Senhor, sim é o Deus Todo-Poderoso. Somos todos vasos de barro. O que nos torna importantes é o conteúdo que levamos. O vaso se quebra, se perde, envelhece, se acaba. Mas, o conteúdo, que trazemos, a mensagem que portamos, essa é eterna.

Quando lembramos dos nossos heróis, testemunhamos essa verdade. Samuel de Souza; João Soren, Rubens Lopes; Davi Gomes; Nilson Fanini; Billy Graham, o maior evangelista de todos os tempos. Seu tempo passou, envelheceu e, no tempo determinado pelo Senhor, voltou a casa do Pai. Todos vasos de barro.

A Bíblia nos diz a respeito disso, em Lamentações 4.2: “Como os preciosos filhos de Sião, que antes valiam seu peso em ouro, hoje são considerados como vasos de barro, obra das mãos de um oleiro!” A Bíblia diz também, em 2ª Coríntios 4.7: “Temos, porém, esse tesouro em vasos de barro, para demonstrar que este poder que a tudo excede provém de Deus e não de nós mesmos.”

E o que lemos, em Atos 13:36: “Porque Davi, depois de servir a sua própria geração pela vontade de Deus, adormeceu, foi sepultado com os seus antepassados, e seu corpo se decompôs.” Davi o grande rei de Israel, o grande líder de seu povo, que entra para a história como “o homem segundo o coração de Deus”, era apenas um Vaso de Barro.

Mais importante do que como começamos é como terminamos, como acabamos a carreira.

 

O apóstolo Paulo afirmou: “Combati o bom combate, acabei a carreira e guardei a fé.” O homem que Deus usa se entrega com fé ao chamado divino – Atos 20.24a – “… em nada tenho a minha vida como preciosa para mim…” Essa é a credencial do profeta do Senhor. Sensibilidade a voz do Senhor. Discernimento claro da voz e da direção do Senhor. Acompanhada de um disposição e determinação imensa para obedecer ao chamado.

O chamado de Deus é a absolutamente irresistível, quando acontece na vida do crente não tem como resistir. O homem que Deus usa, encontra no ministério a sua alegria – Atos 20.24b – “… contanto que cumpra COM ALEGRIA a minha carreira, e o ministério que recebi do Senhor Jesus.” Ministério é para ser feito com alegria. Só vale a pena se for feito com alegria. Não estou dizendo sem problemas. Alegria, realização e paz mesmo em meio a grandes problemas. Alegria e realização no ministério são importantes marcas no ministério pastoral.

Não seria e nunca será útil para a igreja ver o seu pastor gemendo enquanto realiza o seu ministério. O homem que Deus usa se compromete com o anúncio de todo o conselho de Deus – Atos 20.26-27 – “Portanto, no dia de hoje, vos protesto que estou limpo do sangue de todos. Porque não me esquivei de vos anunciar TODO O CONSELHO DE DEUS.” Essa é a grande responsabilidade do pastor.

Ele é o despenseiro da Palavra. Ele serve na mesa o alimento espiritual com os nutrientes de que o seu povo têm carência. O profeta de Deus é instrumento do Senhor para pregar ao seu povo não o que querem ouvir, mas o que, de fato, precisam ouvir. A autoridade do pastor vem da Palavra. Quando se referiram a Eliseu, o profeta, disseram:

“Busquemos o homem de Deus, pois tudo o que ele diz sucede assim infalivelmente”;

 

Como homens usados por Deus, sejamos capazes de perseverar em servir até o fim. – Hebreus 6.10: “Porquanto Deus não é injusto para se esquecer do vosso trabalho e do amor que revelastes para com o seu Nome, pois SERVISTES OS SANTOS, E AINDA OS SERVIS.”

Pr. Edimar Guimarães Pereira

Se esse texto tocou seu coração, nós queremos orar por você. Clique no botão e deixe seu pedido de oração.