Institucional

Primeira Igreja Batista do Ingá

Desde 1964 alcançando vidas

A Primeira igreja Batista do Ingá nasce no dia 10 de novembro de 1964. Nasce sob o signo e emblema da ousadia e coragem da Igreja de Cristo. Naquele momento da nossa história a Igreja Batista no Brasil vivia o contexto da 1ª Campanha Nacional de Evangelização. Os corações estavam abrasados com o desejo sincero e ardente de que um verdadeiro e genuíno avivamento acontecesse na igreja e que a pátria brasileira fosse ganha para Cristo. Os Batistas Brasileiros viviam um momento singular de alegria e crescimento não apenas numérico, mas, em diversas áreas de seu ministério.

O Pr. Samuel de Souza foi o instrumento usado por Deus para o surgimento da igreja. Ele era, então, diretor do Colégio Batista de Niterói e também Secretário Geral da ANEB (Associação Nacional de Educandários Batistas). Numa das reuniões de planejamento da Campanha Nacional de Evangelização, como secretário da ANEB, fez uma proposta para que cada Colégio Batista no Brasil organizasse uma Congregação dentro de suas instalações.

O Colégio Batista de Niterói, sob a liderança do Pr. Samuel, vai além, salta a etapa de “Congregação” e, reune um grupo de 31 irmãos oriundos de diversas igrejas, boa parte estudantes ligados à Casa do Estudante Batista que os acolhia e hospedava no período de estudos em Niterói.

Então, sob os auspícios da Igreja Batista de Pendotiba e Igreja Batista de Icaraí promovem o concílio para a organização da Igreja Batista do Ingá, tendo como seus membros fundadores, os seguintes irmãos: Pr. Samuel de Souza, Eva de Souza, Albino Dutra, Helena de Souza Tôrres, Joel Coelho dos Santos, Emma Ribeiro Capella, Diomar Maciel de Macedo, Humberto Silva de Macedo, Delíria Maciel Lopes Bretas, Francisca Maria Ramos Sias, Rosalee Ramos Sias, Newton de Souza, Delfina de Jesus, Agnaldo de Souza, Adair Santana de Oliveira dos Santos, Calinério Tôrres Braga, Denise Carvalho Souza, Silene de Carvalho Souza, Silas Ramos Sias, Joseir Reis de Faria.

Ao longo do seu primeiro ano de atividades a igreja recebeu em seu ról de membros, os seguintes irmãos: Celeste Carvalho de Souza, Maria Amália Carvalho de Souza, Nicéia de Souza, Paulo da Rocha Sias, Lomar Ramos Sias, Vicente Ferreira dos Santos, Maria Simoná Bretas, Camilo Maciel Bretas, Elza Prado de Souza, Carlos Henrique Prado de Souza e Emiron de Andrade Martins Filho, os quais temos denominado, informalmente, como Membros Pioneiros, pela importante participação na gênese desta igreja.

A aquisição do terreno e a construção do templo atual foram dois importantes marcos nessa história de fé da Primeira Igreja Batista do Ingá. A igreja já havia adquirido o terreno de número 125, da rua Dr. Paulo Alves. Mais tarde, porém, quando estavam se preparando para iniciar a construção do novo templo, o Pr. Samuel de Souza, movido pelo Espírito Santo de Deus, inspirado pela Palavra do Senhor em Josué 1:3, que diz: “Todo o lugar que pisar a planta do vosso pé, vo-lo tenho dado…”, decidiu visitar o terreno, de numero 121, ao lado da igreja.

Nesse terreno seria construido um edificio de apartamentos e já estavam todos vendidos. Ainda assim, o Pr. Samuel pede ao vigia do terreno que lhe permita orar naquele lugar e fala da promessa bíblica. Dada a permissão ele entra, coloca alí a planta de seus pés e ora ao Senhor. De fato, algum tempo depois, o dono daquele terreno procurou o pastor e informou que havia desistido da obra, indenizado os compradores dos apartamentos e gostaria de dar à igreja a preferência para a aquisição do terreno.

A igreja sob a liderança do Pr. Samuel inicia, então, uma grande campanha, levanta os recursos necessários e compra o terreno. Agora estavam diante de um desafio ainda maior. Mais um teste de fé na vida da igreja. Mais uma vez também, Deus usou o Pr. Samuel de Souza, dando-lhe sabedoria para administrar a campanha na igreja e toda esta grande obra. O Senhor colocou ao seu lado pessoas estratégicas para que a obra pudesse ser levada a efeito, dentre elas: sua filha Celeste Carvalho de Souza, arquiteta, que trabalhou na elaboração do projeto do templo e o irmão Jadson Gabriel Coelho Dias, gerente do Banco Econômico, que providenciou que a igreja recebesse por empréstimo os recursos necessários à obra. Ambos eram membros da igreja.

Em 1982 o templo foi inaugurado ainda semi-pronto, para o casamento da irmã Celeste. Desse modo, Louvamos a Deus pela vida do Pr. Samuel de Souza por sua intrepidez e fé. Glória a Deus! Nosso estimado Pr. Samuel de Souza dedicou 46 de seus sessenta anos de ministério nesta boa igreja, que tanto amou, vindo ele a falecer no dia 31 de dezembro de 2010.

A igreja continua avançando em sua marcha gloriosa. Inspirada na Palavra: “De fé em fé… o justo viverá da fé” (Romanos 1:17). A PIB INGÁ prossegue escrevendo novos e belíssimos capítulos nesta História de Fé. Permanece nos propósitos para os quais foi organizada: a proclamação do evangelho de Cristo; o ensino da Palavra; o serviço cristão, a comunhão e a adoração ao Senhor da Igreja.

Em 25 de março de 2012, a igreja deu posse como seu Pastor Sênior o Pr. Edimar Guimarães Pereira. Nesse novo tempo o Senhor também tem dado Graça e Unção para o nosso pastor conduzir esse rebanho. A igreja tem experimentado a alegria de ver as portas se abrirem em diversas áreas, especialmente no avanço missionário em nossa cidade. Com verdadeiro júbilo a Primeira Igreja Batista do Ingá pode dizer neste tempo de celebração do seu Jubileu de Ouro: “Até aqui nos ajudou o Senhor” 1º Samuel 7:12.

MISSÃO

Como família espiritual, viver a beleza da comunhão do Corpo de Cristo; glorificar a Deus em alegre, bíblica e fervorosa adoração, fazendo discípulos; e, no poder do Espírito Santo, proclamar o evangelho de Cristo

VISÃO

Ser uma igreja contextualizada e relevante, que glorifica a Deus e leva a Luz de Cristo a todas as pessoas

Saiba mais

NOSSOS VALORES

A centralidade da Bíblia, a Palavra de Deus, na vida da igreja

O modelo bíblico da família e do casamento heterossexual

Desenvolvimento equilibrado do Corpo de Cristo

Proclamação; Ensino; Serviço Cristão; Comunhão; Adoração

Busca constante da excelência em tudo que se propõe realizar

 Abertura a todos, sem restrição de raça, sexo, idade ou posição sócio-cultural-econômica

Atuação marcante na sociedade, com vistas a influir em todas as esferas político-sociais

Nenhum tipo de vínculo com partidos e/ou facções de qualquer ordem

EQUIPE MINISTERIAL

Pr_Edimar_Ok

Edimar Guimarães Pereira – Pastor Sênior
e-mail: pastortitular@pibinga.org.br

O Pr. Edimar Guimarães Pereira é o Pastor Sênior da PIB INGÁ desde 20 de março de 2012. Foi batizado no dia 31 de dezembro de 1975. Aos 18 anos, em 1985, iniciou o curso de Teologia no Seminário Teológico Batista do Sul do Brasil. Um ano antes de sua formatura no Seminário, a PIB INGÁ, através de seu pastor, Samuel de Souza, pediu sua consagração ao Ministério da Palavra para se tornar pastor-missionário da igreja. A cerimônia de ordenação foi realizada no dia 05 de dezembro de 1987. O Pr. Edimar se casou com Vanusa Viana de Souza, em 06 de janeiro de 1990. O casal foi abençoado por Deus com o nascimento de suas duas filhas: Victoria e Júlia.

joao_Marcos_OK

Min. João Marcos – Adoração & Artes
e-mail: jmcantor@gmail.com

O cantor gospel João Marcos Siqueira Lopes foi presenteado por Deus com o dom da música, João Marcos é dono de um estilo único identificado como Néo-Clássico é o único intérprete gospel neste estilo tão singular. Seja pela sua brilhante voz ou pelas suas belíssimas composições, a verdade é que quando canta, temos a certeza de se tratar de alguém escolhido para o Louvor. É regente de vários corais, músico e compositor, e desde a infância, sua voz já era considerada inegualável.

Pr_Samuel_OK

Samuel de Souza – Pastor Fundador (In Memorian)

O Pr. Samuel de Souza foi o instrumento usado por Deus para o surgimento da igreja. Em 1964 ele era, então, diretor do Colégio Batista de Niterói e também Secretário Geral da ANEB (Associação Nacional de Educandários Batistas). Numa das reuniões de planejamento da Campanha Nacional de Evangelização, como secretário da ANEB, fez uma proposta para que cada Colégio Batista no Brasil organizasse uma Congregação dentro de suas instalações. O Colégio Batista de Niterói, sob a liderança do Pr. Samuel, vai além, salta a etapa de “Congregação” e, reúne um grupo de 31 irmãos oriundos de diversas igrejas, boa parte estudantes ligados à Casa do Estudante Batista que os acolhia e hospedava no período de estudos em Niterói. Então, sob os auspícios da Igreja Batista de Pendotiba e Igreja Batista de Icaraí promovem o concílio para a organização da Igreja Batista do Ingá, no dia 10 de novembro de 1964.

JUBILEU DE OURO

A Celebração dos 50 anos da PIB INGÁ, em 10 de novembro de 2014, foi um marco fantástico. A igreja estava vivendo e sentindo a ambiência, atmosfera e o espírito do texto do Salmo 126, e poderia mesmo parafraseá-lo, dizendo: “Estamos como que sonhando. A nossa boca se enche de riso e a nossa língua de cânticos. E o que se diz em toda parte é que: Grandes coisas fez o Senhor por eles. Sim, grandes coisas fez o Senhor por nós, e por isso estamos alegres. Os que semeiam em lágrimas segarão com alegria. Aquele que leva a preciosa semente, andando e chorando, voltará, sem dúvida, com alegria, trazendo consigo os seus molhos.” De fato, passados 50 anos, a igreja agora se voltava para o Senhor, nosso Deus, Senhor da História, Senhor da Igreja, em atitude de reconhecimento, gratidão e alegria. Naquele Jubileu de Ouro celebramos uma história marcada pelas intervenções sobrenaturais do braço forte do Senhor na vida desta sua igreja. Agora, vendo essas fotos, podemos testificar que esta igreja aqui está há mais de 50 anos refletindo a luz de Cristo. E permanecerá neste propósito “até que Ele venha”. Esse é o registro da igreja celebrando uma história de fé. Vivida intensamente por homens e mulheres de fé que nos deixaram um legado extraordinário

TESTEMUNHOS

testemunho_1
Karla Leopoldino Rocha de Farias
Vendedora

Em 8 de janeiro de 2017 entrei pela primeira vez na PIB do Ingá, em busca de Deus, e fui recepcionada pelo irmão Eduardo e conduzida à presença dos demais irmãos, que oraram por mim. Naquela ocasião estava passando por muitas provas e tribulações. Graças a Deus tive um excelente acolhimento, recheado de muito amor, carinho e cuidados. Comecei a minha caminhada junto ao Senhor Jesus; participei de cultos de oração, do coral, do louvor às quintas e de tudo mais que pudesse ajudar. Em 7 de maio desci às águas e renasci para uma nova vida. Com a graça e Misericórdia de Deus, fiz irmãos e amigos que moram no meu coração. Os planos do Senhor são surpreendentes e nesse mesmo ano conheci um maravilhoso servo de Deus (meu esposo) com o qual me casei; tivemos nossa União abençoada na Igreja e fizemos no último 24/03, um ano de casados. Continuo fiel ao meu Senhor Jesus Cristo. Agradeço ao Amor e carinho de todos os meus irmãos, não citei nomes, pois todos me são muito amados.

perfil-man
João da Silva
Advogado

Depois que conheci a Pib do Ingá minha vida nunca mais foi a mesma. Eu realmente encontrei uma família. Eu amo essa igreja e amo estar em comunhão com minha célula e meus irmãos.