O QUE É SER IGREJA DE CRISTO?

Qual o segredo do sucesso da igreja de Jesus? Qual a receita para uma instituição ser tão longeva? Como pode uma instituição vencer mais de 2 mil anos de história? A igreja de Cristo venceu perseguições, preconceitos, atravessou guerras, perdeu seus líderes; venceu divisões, fortaleceu-se nas divisões. Passou por reforma e contra reforma. Pense numa outra instituição humana que tenha tanto tempo. Imagine uma empresa que tenha pelo menos 300 anos. Não se encontra… A igreja de Cristo tem mais de 2 mil anos de História. É um impressionante “case” de sucesso. Qual o segredo do sucesso da igreja de Jesus? Qual a receita? O que fez a Igreja ser o que ela é?

O segredo do sucesso da Igreja de Jesus é a permanência, a perseverança da Igreja na “doutrina dos apóstolos, na comunhão, no partir do pão e nas orações.” 

 

A Igreja decidiu, solenemente, permanecer, perseverar – “Nós, porém, não somos dos que retrocedem e são destruídos, mas dos que crêem e são salvos.” (Hebreus 10:39). O que caracterizou esse povo de Deus? Que força é essa? Que poder é esse que reside na Igreja do Senhor?   Como eu e você que somos o autêntico “Corpus Christi” o corpo de Cristo, a Igreja, devemos ser? O que é ser igreja de Cristo? Ser igreja de Cristo é ser comprometido com a Missão.

O segredo do sucesso da igreja é que o crente genuíno, que sustenta a igreja ao longo de sua história é É focado na Missão. O crente é comprometido com a missão. A igreja é composta, em sua membresia, de crentes apaixonados pela Missão deixada por Jesus.

Gente apaixonada pelos irmãos em Cristo. Gente que decide que esse é o melhor lugar para estar no Dia do Senhor e sempre que é convocado para “o bom combate do Senhor.” Gente que já elegeu o Salmo 122.1, como um de seus salmos: “Alegrei-me quando me disseram vamos à Casa do Senhor.”Gente apaixonada pela Bíblia. Gente apaixonada por Jesus e pela sua pregação do evangelho. Ser igreja de Cristo é mais inclusivista e menos exclusivista.

“Nessa nova vida já não há diferença entre grego e judeu, circunciso e incircunciso, bárbaro e cita, escravo e livre, mas Cristo é tudo e está em todos.”

 

Jesus sonhou com uma igreja sem intrigas, sem fofocas, sem divisões, sem dissensões. Igreja que é Família de Deus, Casa de Deus, nossa casa e lar também. Lugar de gente feliz. Onde queremos ver nossos filhos crescerem. Ser igreja de Jesus é ser um povo que acolhe, que recebe com carinho, que abraça, que inclui. Nosso ideal é de uma igreja que seja lugar de todos. Mais inclusiva, menos exclusiva.

Ser igreja de Cristo é ser visionário. “Onde não há visão o povo perece…”(Provérbios 29.18) O discípulo de Cristo trás em sua vida essa marca de ser um visionário. O discípulo de Cristo é alguém que aprendeu a desenvolver uma visão horizontal, que vai para além do horizonte. A igreja de Cristo é aberta para os desafios e oportunidades que se apresentam.

Queremos ser uma igreja que cresce em direção a Deus. Num compromisso sério com Ele. Buscando conhecê-Lo na Sua intimidade, poder, Graça e em Sua força. E que penetra em todos os campos da sociedade. Deixando a marca do sal e da luz do Senhor Jesus. Queremos fazer Jesus conhecido de todos os povos. Ser igreja de Cristo é ser fiel. “para apresentá-la a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem qualquer coisa semelhante, mas santa e irrepreensível.” (Efésios 5:27) Igreja de um único dono – Deus. Jesus esperava encontrar, no dia das bodas uma noiva que não tenha tido outros compromissos

Uma igreja que não se envergonha de Deus. Uma igreja que não se envergonha do evangelho de Cristo.

 

Muitos hoje tem tentado baratear o evangelho. Pregando um evangelho soft (LEVE). Pregando um evangelho Diet (Sem caloria). Somos o povo de uma só Palavra. A Bíblia diz, em 2ª Tessalonicenses 2.15: “Assim, pois, irmãos, estai firmes e conservai as tradições que vos foram ensinadas, seja por palavra, seja por epístola nossa.” Somos um povo que respeita e permanece firme e conserva o puro evangelho que recebemos.

O problema não é ser tradicional ou conservador, ser moderno, ou contemporâneo. Com gravata ou sem gravata. Princípios e a genuína mensagem do evangelho não mudam. Devemos conservar aquilo que é bom. O problema não é ser conservador, o problema está naquilo que queremos conservar. Se o que conservamos é bom, proveitoso, edificante, promove o crescimento e o amadurecimento porque não conservar.

Pr. Edimar Guimarães Pereira

Se esse texto tocou seu coração, nós queremos orar por você. Clique no botão e deixe seu pedido de oração.