MINISTRO JOÃO MARCOS LOPES
O cantor gospel João Marcos Siqueira Lopes foi presenteado por Deus com o dom da música, João Marcos é dono de um estilo único identificado como Néo-Clássico é o único intérprete gospel neste estilo tão singular. Seja pela sua brilhante voz ou pelas suas belíssimas composições, a verdade é que quando canta, temos a certeza de se tratar de alguém escolhido para o Louvor. É regente de vários corais, músico e compositor, e desde a infância, sua voz já era considerada inegualável.
Aos quinze anos, começou a compôr e, desde então, não mais parou. Considerando a grande revelação da música gospel, João Marcos foi premiado em 1989, como a ‘melhor voz do Estado do Rio de Janeiro’ pelo júri do Festival da Primavera, realizado no Ginásio do Caio Martins. Em 1990 no mesmo Festival ganhou como melhor música, arranjo e também como melhor intérprete; em 1992, já com o seu 1º trabalho ‘Existe um Lugar’ lançado pela Mk PUBLICITÁ, foi reconhecido pelo projeto Arte e Vida como a ‘melhor voz do ano’.
Sua consagração aconteceu com o lançamento do seu segundo trabalho ‘Universo de Emoção’, quando inova a musica gospel com o estilo Neo-Clássico, misturando ritmos progressivos com influência direta do ‘Clássico’ e também do ‘Spiritual’ , comprovando mais uma vez que não há limites para a sua voz e interpretação. Inovador e criativo, esse fenômeno da música gospel com sua voz de contra-tenor, atinge notas agudíssimas de 1º soprano, atraindo assim um número incontável de fãs.
Pôr identificar-se com a música erudita, sendo o único representante gospel do estilo Neo-Clássico, chegou até mesmo a ser comparado pela mídia com o Edson Cordeiro (O Globo 2º caderno – 16/09/95). Em busca do inovador, mesmo sendo caracterizado pelo estilo Neo-Clássico, João Marcos também se faz notar pela sua versatilidade vocal , cantando estilos como: blues, dance, charme e baladas, mostrando assim o seu lado romântico, presente e marcante em muitas de suas composições, expressando toda a sua musicalidade de uma maneira toda especial.
Com quatro trabalhos gravados pela Mk, seu recente trabalho, ‘Magnífico’ prova o quanto ele tem se superado a cada dia. Seu trabalho anterior ‘Canto Livre’ João Marcos mostra um repertório bem variado, do ‘clássico’ ao ‘Dance’.
João Marcos tem em sua bagagem grandes apresentações, entre elas quatro no Imperator e duas no Canecão, além do Maracanãzinho. Apresentou-se também, sempre com a sua banda no Rio Sampa, Teatro do Abel, Teatro da UFF, Teatro Gay-Lussac e muitos outros, assim como encena cantatas de sua autoria, tanto a parte musical como toda parte coreográfica e teatral.
Em seu ministério tem participado de programas musicais e entrevistas como na TVE, CNT e RECORD, e também conhecido muitos lugares: entre eles, Los Angeles , Phoenix , Rio Grande do Sul, São Paulo, Minas Gerais, Brasília, Goiânia, Cuiabá, Espírito Santo e todo o Rio de janeiro, cativando respeito e admiração de seus ouvintes por onde quer que passe.
Esse raro e talentoso músico, tende alcançar patamares ainda mais elevados, dando continuidade ao sucesso que é marca registrada em tudo que ele faz, pois o faz com o coração e a direção dos céus.
João Marcos além de sua voz melodiosa agrega: Dom, Talento, Voz, Competência, Humildade, características de quem em primeiro lugar quer agradar a Deus, o galardoador de todas essas dádivas.