A certeza da companhia de Deus

Como deveríamos viver esse tempo? Qual deveria ser a nossa prioridade? Não sei como é para você, mas para mim, nada é mais importante do que ter a certeza de que Deus estará comigo, de que Ele estará ao meu lado. Moisés pensava assim também e em Êxodo 33.16 insistiu para que Deus estivesse sempre com ele: “Como se saberá que eu e o teu povo podemos contar com o teu favor, se não nos acompanhares? Que mais poderá distinguir a mim e a teu povo de todos os demais povos da face da terra?” Ele tinha plena consciência de que a presença de Deus com ele era seu grande diferencial. Como atrair a presença de Deus para nós? O que podemos fazer para que ele tenha prazer de andar conosco? Estudando a vida de Jesus, percebemos que ele gostava muito de estar numa certa casa perto de Jerusalém, numa vila chamada Betânia. Era a casa de Lázaro, Marta e Maria, que se tornaram seus grandes amigos. Aquela era, sem dúvida, uma casa onde Jesus se sentia muito bem, uma casa favorita. Se quisermos a presença de Deus sempre conosco, temos de ser sua “casa favorita”. O lugar onde Ele sempre queira estar. Certamente não era a comida gostosa ou a cama confortável que atraía Jesus. Mas, sim aqueles moradores muito especiais.

Deus falou muito ao meu coração por três características marcantes de cada um desses irmãos. Marcas que precisamos desenvolver em nós, se desejamos a sua presença sempre conosco. A primeira marca é que devemos ser como Lázaro. Creio que Jesus gosta de estar com quem tem cheirinho de ressurreição, com quem, pelo novo nascimento, vive agora uma vida de fé. “Para mim, nada é mais importante do que ter a certeza de que Deus estará comigo”Creio que Jesus gosta de estar com quem tem relacionamento pessoal com ele. Jesus afirmou que se alguém não nascer de novo não pode entrar no reino de Deus. Para viver em vitória e vida abundante, precisamos nos considerar mortos para o pecado e vivos para Cristo Jesus! Quem era imoral, não seja mais. Quem vivia nos vícios no álcool e drogas, não faça mais isso. Quem era violento, mentiroso, preguiçoso ou tinha qualquer outra atitude negativa que o afastava de Deus, das pessoas e da felicidade pessoal, tem de assumir que já morreu para tudo isso e que, de agora em diante, é uma nova pessoa. Esse tipo de gente sempre vai atrair a presença de Deus.

Ser como Marta é a segunda característica. Marta era alguém que deseja agradar ao senhor. Jesus amava esta mulher porque ela era alguém que se importava em agradar ao senhor. Marta servia ao Senhor Jesus e estava ali atenta, fazendo a sua vontade.  Deus ama aqueles que o servem. Creio que a maior vontade de Deus é que todos sejam salvos. Para isso, precisamos trabalhar para fazer discípulos e alcançar a nossa geração para Cristo. Os que assumem a postura de servo tornam-se “casa favorita”. Com quem Jesus sempre vai gostar de estar.

Ele prometeu aos que se comprometessem com a Grande Comissão: “E eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos.” Por último, temos de ser como Maria, que cativava o coração do Senhor porque era uma pessoa quebrantada. Maria, a outra irmã de Lázaro, era uma mulher quebrantada, rendida, que se humilhava aos pés de Jesus. A atitude adoradora e doadora de Maria atraía Jesus até à casa de Betânia. Foi ela quem ungiu o Senhor com o precioso perfume e lhe enxugou os pés com os cabelos.

Adoração radical e sincera atrai a presença de Deus. Nosso desafio é que eu e você vivamos esse novo tempo nos esforçando intencionalmente para ser como Lázaro, Marta e Maria. Se assim vivermos, seremos igreja e pessoas cheias da presença poderosa e diferenciadora de Deus.

Pr. Edimar Guimarães Pereira

Se esse texto tocou seu coração, nós queremos orar por você. Clique no botão e deixe seu pedido de oração.